Foi disponibilizado na terça-feira (7), o aplicativo Caixa Auxilio Emergencial para trabalhadores informais de baixa renda para ajuda em período da pandemia do coronavírus (Covid19). A princípio, a medida durará por três meses e deve começar a partir de 14 de abril e estender até o fim de maio.
A ajuda poderá ser requerida também por trabalhadores informais, autônomos e desempregados que não estão no cadastro único de baixa renda do governo. Segundo o Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, correntistas da Caixa Econômica e Banco do Brasil, poderão receber a primeira parcela do pagamento a partir do dia 9 de abril.
Já a segunda parcela está prevista a partir do dia 27 de abril de acordo com a data de aniversário do beneficiário e, a terceira e última parcela será quitada até o fim de maio. O programa vai incluir milhares de brasileiros em contas digitais gratuitas, além de transferência para qualquer banco e saques em casas lotéricas.
Também terão direito ao auxilio trabalhadores informais, autônomos e microempreendedores individuais (MEI). Para receber é necessário ser maior de idade, ter renda familiar mensal inferior a meio salário mínimo ou até três salários mínios no total. A família beneficiada poderá inscrever apenas dois membros do grupo que poderá receber até R$1.200,00.